(48) 3234-4801/98476-1177

escolatempodedespertar@gmail.com

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

Início do Blog » Blog Tempo de Despertar

Exemplos de práticas inovadoras que impactam na aprendizagem

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M2RHGD7gaVrArwjhQARejQ7zv7uMGrsmZjWBH82XPvxnqXbAaEaq9aSSbgXM/brainstorming-postit-reuniao-inovacao-inovadora-brainstorm-encontro.jpg

 

Por: Claudio Sassaki do Blog Nova Escola

Ao longo dos cinco anos à frente da Geekie tive a possibilidade de conhecer muitos professores e escolas que transformaram suas práticas e melhoraram a aprendizagem dos alunos ao se valer de práticas inovadoras.

Hoje, selecionei duas histórias para compartilhar e inspirar vocês!

Design Thinking para desenvolver protagonismo
Elisangela Goulart, professora de Geografia, e Vanessa Giron, coordenadora pedagógica, trabalham na ETEC Doutora Maria Augusta Saraiva, na capital paulista. Elas estavam em busca de uma forma de envolver mais os alunos nas decisões da escola e encontraram uma alternativa no Design Thinking, uma abordagem que trabalha com pensamento visual e mapas mentais.

Elas propuseram aos adolescentes que falassem sobre seus sonhos e medos em relação à escola, utilizando post-its, flipchart e canetas coloridas – materiais comuns nas instituições de ensino. Os alunos puderam escolher aqueles que mais o representavam e a proposta que ganhou foi a de criar um espaço de convivência, que, posteriormente, eles prototiparam.

Foi a própria garotada que trouxe de casa todo o material: um tapete que não era mais usado, almofadas e plantas, livros e caixotes. Assim, trabalharam a colaboração, a criatividade e ainda puderam testar como o local seria aproveitado sem gastar nada!

"A primeira transformação que percebemos foi que, no decorrer dos oito meses do nosso projeto baseado no Design Thinking, passamos a nos sentir realmente como integrantes de uma equipe. Nos reuníamos semanalmente para trabalharmos em prol de um objetivo em comum, o que despertou em nós um espírito de coletividade muito maior", contam as educadoras.

Com o tempo, o Design Thinking foi levado para outras dimensões da vida escolar. Hoje, alunos fazem mapas mentais para lembrar da trama de Memórias Póstumas de Brás Cubas ou aprender sobre a sociedade na Roma Antiga. Eles estão envolvidos no funcionamento da escola e suas organizações - alguns, inclusive, tornaram-se voluntários na biblioteca!

Ensinamentos para estudar de verdade

“Na reunião de pais era sempre a mesma história. Os professores sentenciavam aos responsáveis: ‘seu filho não sabe estudar’. E eu me perguntava: ‘Será que nós, enquanto escola, não deveríamos estar ensinando os alunos a estudar?", relata o padre Luilton Pouso, diretor pedagógico do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Foi a partir dessa inquietação que o diretor criou um curso sobre gestão de tempo para os alunos do Ensino Médio. Nele, a turma discutiu como elaborar planos de estudos que se adequassem às suas necessidades particulares. Todos eles também participaram de encontros individuais com o diretor para acompanhar seu progresso.

A plataforma de ensino adaptativo Geekie Lab contribuiu para que os estudantes criassem seus próprios roteiros de aprendizagem. Por meio de testes de múltipla escolha, o software identifica os conteúdos que o aluno ainda apresenta dificuldades e sugere tópicos que devem ser priorizados nos estudos. Os dados também ajudam os professores a compreender as estratégias que ajudam o estudante a aprendem melhor – tipo de conteúdo, abordagem, horário etc.

“Percebi que a grande questão não era que eles precisavam estudar, mas sim entender como estudar de forma mais eficiente. Há dicas simples como não ler textos longos depois do almoço, tudo bem descansar um pouco. Além disso, não precisa estudar domingo ou deixar de ir na academia – inclusive, vá e volte com mais energia”, afirma o gestor.

A aprovação foi geral. Os adolescentes não reclamaram de tanta atenção. Pelo contrário. “A gente se sente mais seguro, sente que a escola está acreditando na gente”, conta Luís Gabriel Rufino, do 1º ano do Ensino Médio.

Espero que tenham gostado de conhecer essas experiências. Se você também apostou na inovação para mudar as prática de sala de aula ou da escola, não deixe de compartilhar com a gente.

Até a próxima,

Claudio Sassaki.


https://novaescola.org.br/conteudo/471/exemplos-de-praticas-inovadoras-que-impactam-na-aprendizagem

Copyrights © 2017 Centro Educacional Tempo de Despertar. Todos os direitos reservados. CNPJ: 02.227.903/0001-35
Endereço: Av. Pequeno Príncipe, nº 799, Campeche, Florianópolis-SC. CEP: 88.063-000. Fones: (48) 3234-4801/98476-1177. Email: escolatempodedespertar@gmail.com

site desenvolvido por www.wsdbrasil.com.br

Powered by PHP-Fusion copyright © 2002 - 2017 by Nick Jones. Released as free software without warranties under GNU Affero GPL v3.